Por: Marta Siqueira
Quando voltamos nossos pensamentos para as salas de aulas, lembramos de uma estatística que diz que um em cada cinco alunos já sofreu bullying em algum momento de sua vida. E quando imaginamos que esta prática acontece constantemente em todas as partes do planeta, continuamos a questionar quais metodologias ou ações que poderiam serem aplicadas para banir de uma vez por toda esta prática tão devastadora chamada bullying.
Não importa o lugar, nível social ou cultural, o bullying sempre será prejudicial em qualquer lugar do mundo. Mas como prevenir a prática do bullying nas escolas?
Várias abordagens são feitas, mas nem todas têm o resultado esperado. Estamos constantemente preocupados em criar programas de prevenção com base na conscientização sobre esse problema e no gerenciamento de suas consequências. Na maioria das vezes, o que estamos fazendo é adotar programas baseados nas experiências de outras pessoas, sem realmente nos aprofundarmos em pesquisas efetivas. Sabemos que o tema é vasto e bastante discutidos em todo mundo.
Uma nova abordagem no combate ao bullying:
Uma maneira que está sendo implantada como uma tentativa eficaz de abordagem em alguns países seria as escolas construírem um Clima Positivo, baseado em que uma escola que tem um ambiente positivo gera um clima saudável entre alunos e professores. Enquanto do modo contrário esta escola gera clima negativo que por sua vez aumentaria as taxas da prática do bullying, agressão, suicídios, homicídios e destruição por parte dos alunos ou ex-alunos.
A proposta de uma visão e prática do Clima Positivo nas escolas faria com que houvesse um maior desenvolvimento na aprendizagem social e emocional – respeito mútuo e valorização da vida.
Os elementos de um clima positivo podem incluir normas sobre sentimentos e relacionamentos, poder e como ele é expresso de forma positiva, onde permite agregar conhecimento e práticas de respeito mútuo e elevação da alta estima, visando a construção de uma cultura positiva entre as famílias dos alunos, professores, escolas, administradores, alunos e sociedade. Seria uma ideia de sistema imunológico saudável onde haja saúde, paz, harmonia e respeito entre as pessoas.
Acredito que este pode ser um caminho ou mais uma descoberta para se combater o bullying nas escolas. Acredito também que a chave para a implementação de um Clima Positivo nas escolas está nas mãos daqueles que exercem o poder de autoridade sobre essas crianças e adolescente, ou seja, os pais, professores, orientadores e profissionais capacitados na área pedagógica e saúde, que podem se tornar os grandes desbravadores desse recurso como proposta para sanar a prática do bullying nas escolas. A proposta da abordagem do Clima Positivo teria no seu programa avaliações periódicas para verificação da sua eficácia e rastreamento dos seus impactos nos resultados de melhorias. Quem sabe este novo método pode se tornar a chave para banir de uma vez por toda o crime praticado através do bullying. O que podemos afirmar é que toda e qualquer tentativa para banir a prática do bullying nas escolas deve ser avaliada, aceita e colocada em prática. Porém sempre levar em consideração que, em se tratando de combate ao bullying, a melhor coisa é unir força, ter estratégias, capacitar profissionais, orientar os professores, investir em pesquisas para construção de escolas saudáveis, seguras e protetoras dos alunos.
Sabemos que todo e qualquer investimento para combater e prevenir o bullying pode parecer difícil, mas nunca será impossível, pois a escola é uma instituição de ensino, um lugar onde se deve aprender; pois onde aprendemos coisas boas, também poderemos desaprender coisas ruins. Para combater este mal precisamos nos revestir com as armaduras da segurança, amor, capacitação, cuidado, proteção, bem-estar, saúde, respeito e força; com isto acreditamos que a força destruidora que está por trás dos modos operantes da prática do bullying serão intimidadas e banidas do ambiente escolar, da vida de milhares de crianças e adolescentes.
Combater o bullying é um desafio que está diante de nós a cada dia. Então só me resta perguntar: Derrubarei esta muralha, resguardando o ambiente escolar ou deixarei ser vencido por este mal?
Por: Marta Siqueira
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